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O que é SRS? Funções, tipos e funcionamento

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SRS (Supplemental Restraint System) é um sistema de segurança passiva com o objetivo de proteger o condutor e passageiros em caso de situação de emergência.

Os elementos do SRS incluem:

  • Airbags frontais e laterais.
  • Apoios de cabeça ativos;
  • Pré-tensores dos cintos de segurança;
  • Sensores;
  • Módulo de controlo

Os componentes do SRS podem encontrar em diferentes partes do veículo, sob o capô, nos assentos e também na consola central.

Os sensores SRS servem para medir os parâmetros do movimento e controlar a posição das pessoas no habitáculo. Esta informação é enviada para o módulo de controlo, que dá um comando às unidades operacionais.

Em caso de emergência, por exemplo, quando um carro colide com um obstáculo a uma velocidade de 50 km/h ou acima, são ativados os sensores de inércia. Isto resulta no módulo ativar cargas propulsores nos airbags, o que os faz abrir.

O enchimento dos airbags é efetuado com recurso a gás seco em cápsulas. Estas derretem com um impulso elétrico, o gás é libertado e enche o airbag.

As cargas propulsores não são ativadas se:

  • o carro bater contra um objeto suave;
  • o impacto vier da traseira (ativa os apoios de cabeça ativos);
  • o impacto for lateral e não existirem airbags laterais.

Sensores independentes controlam se uma pessoa tem ou não o cinto de segurança colocado. A tensão dos cintos de segurança pode aumentar após receber o sinal apropriado do módulo SRS.

O sistema SRS interage com o fecho central. As portas fechadas no momento do acidente são desbloqueadas após um sinal do SRS, o que permite aos socorristas ter acesso a pessoas feridas.

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