SRS (Supplemental Restraint System) é um sistema de segurança passiva com o objetivo de proteger o condutor e passageiros em caso de situação de emergência.
Os elementos do SRS incluem:
- Airbags frontais e laterais.
- Apoios de cabeça ativos;
- Pré-tensores dos cintos de segurança;
- Sensores;
- Módulo de controlo
Os componentes do SRS podem encontrar em diferentes partes do veículo, sob o capô, nos assentos e também na consola central.
Os sensores SRS servem para medir os parâmetros do movimento e controlar a posição das pessoas no habitáculo. Esta informação é enviada para o módulo de controlo, que dá um comando às unidades operacionais.
Em caso de emergência, por exemplo, quando um carro colide com um obstáculo a uma velocidade de 50 km/h ou acima, são ativados os sensores de inércia. Isto resulta no módulo ativar cargas propulsores nos airbags, o que os faz abrir.
O enchimento dos airbags é efetuado com recurso a gás seco em cápsulas. Estas derretem com um impulso elétrico, o gás é libertado e enche o airbag.
As cargas propulsores não são ativadas se:
- o carro bater contra um objeto suave;
- o impacto vier da traseira (ativa os apoios de cabeça ativos);
- o impacto for lateral e não existirem airbags laterais.
Sensores independentes controlam se uma pessoa tem ou não o cinto de segurança colocado. A tensão dos cintos de segurança pode aumentar após receber o sinal apropriado do módulo SRS.
O sistema SRS interage com o fecho central. As portas fechadas no momento do acidente são desbloqueadas após um sinal do SRS, o que permite aos socorristas ter acesso a pessoas feridas.